Rondônia

Primeira friagem do ano deve atingir Rondônia na próxima semana

Massa de ar polar avança sobre a América do Sul e pode causar uma das primeiras ondas de frio mais intensas do ano, afetando até regiões norte do País


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Uma intensa massa de ar polar está se aproximando da América do Sul e deve provocar uma mudança brusca no tempo entre o fim de maio e o início de junho, segundo a Climatempo. A queda de temperaturas será significativa, com possibilidade de neve no Sul do Brasil, enquanto estados como Rondônia, Acre e sul do Amazonas também podem ser afetados pelo frio atípico.

De acordo com a empresa de meteorologia, simulações em supercomputadores confirmam a entrada de um sistema de ar frio de origem polar, que avançará com força sobre o território brasileiro. O fenômeno terá características continentais, ou seja, o ar polar se deslocará pelo interior do continente, potencializando os efeitos do frio.

PRIMEIRA ONDE DE FRIO EM RONDÔNIA

]A primeira frente fria associada a essa massa polar deve atingir o Sul do Brasil e o Paraguai em 27 de maio, provocando chuvas. No dia seguinte (28 de maio), o ar polar avançará sobre a região Sul e Mato Grosso do Sul, enquanto a instabilidade se espalha para partes de São Paulo e Mato Grosso.

Entre 29 e 30 de maio, a queda de temperatura será mais acentuada no Sul, Mato Grosso do Sul e áreas do oeste e sul de Mato Grosso, podendo atingir também Rondônia e Acre. Em São Paulo, o frio será menos intenso devido à nebulosidade e chuvas.

Uma segunda onda de ar polar, ainda mais intensa, está prevista para chegar entre 31 de maio e 1º de junho, ampliando o frio no Sudeste e Centro-Oeste. Rondônia, assim como outros estados do Norte, deve registrar temperaturas abaixo da média para o período.

NEVE NO SUL

A Climatempo não descarta a ocorrência de neve no Sul do Brasil, especialmente devido à combinação do ar polar extremo com um ciclone extratropical no oceano, que pode trazer umidade suficiente para a formação de precipitação invernal.

Portal SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia