O atleta Murilo “Diamante” Souza
Arquivo Pessoal
Os representantes amazonenses na delegação brasileira que disputará o campeonato mundial de desporto escolar já começaram a embarcar para Zlatibor, na Sérvia, no último sábado (29/03). No total, o Amazonas tem sete atletas, entre técnicos e estudantes, no time brasileiro que competirá na Gymnasiade U15, entre os dias 04 e 14 de abril. A competição é organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).
São quatro representantes do wrestling, um da natação, um do tênis de mesa e um do karatê. As classificações para o campeonato mundial aconteceram de maneiras distintas, seja pelos resultados obtidos pelos atletas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, pontuação por ranking ou demais competições nacionais. A delegação brasileira é chefiada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
"É uma grande oportunidade para esses jovens mostrarem potencial. Eles estão sendo observados por agremiações de todo o mundo. Participar de uma Gymnasiade é um dos auges para um atleta em idade escolar. A Federação Amazonense tem prestado todo o apoio aos nossos atletas, e se mantém em contato direto com a CBDE", destacou Auricélio Andrade, presidente da Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade).
O wrestling é a modalidade esportiva que vai levar a maior quantidade de representantes para a Sérvia. O resultado comprova a crescente do esporte no Amazonas, que, em 2024, foi a modalidade que mais trouxe medalhas pro estado nas principais competições nacionais, como o JEBs e os Jogos da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Também foi o wrestling que cedeu os 11 atletas amazonenses que participaram da última edição da Gymnasiade, em 2024, no Bahrein, Oriente Médio. Na competição, o Amazonas conquistou quatro medalhas.
E é com essa motivação que o atleta Murilo "Diamante" Souza, 12, está nos preparativos finais para a viagem. Com a rotina de treinos intensa, Murilo foi campeão, no último domingo (23/03), da categoria até 44 kg, no 1º Circuito Amazonense Escolar de Wrestling, organizado pela Fade.
"Estou me preparando muito. É um sonho que será realizado e quero chegar lá e fazer o melhor. Estou treinando todos os dias, só penso no campeonato", ressaltou o atleta.
Passado, presente e futuro
O Amazonas também tem uma técnica convocada para a delegação brasileira. Trata-se da wrestler Ketellen Fernandes. Hoje técnica, Ketellen passou por todas as experiências que seus comandados estão experimentando pela primeira vez. Medalhista de JEBs, Gymnasiade e diversos outros campeonatos nacionais e internacionais, a técnica traz na bagagem mais de 13 anos de experiência no wrestling.
"O esporte me levou muito além do tatame. Ele moldou minha personalidade. Me ensinou sobre disciplina, resiliência e dedicação. É isso que hoje tento levar para os mais novos. Fico muito feliz e emocionada vendo eles dando os passos que, lá atrás, mudaram minha vida. Espero que eles possam experimentar algo parecido", compartilhou Ketellen.
Um dos maiores prospectos do esporte no Amazonas, Adriele Marcela Cordeiro, da natação, é outro personagem que já está a caminho de Zlatibor. Medalhista sul-americana, Adriele conta também com mais de 70 medalhas em competições nacionais, além de treinar no Clube de Regatas do Flamengo, na equipe "FlaNatação".
"Eu fazia balé, era minha paixão. Natação era só para aprender a nadar. Porém, depois da minha primeira competição, tomei gosto e transformei o esporte na minha vida. Estou muito ansiosa para a Gymnasiade. É um dos principais campeonatos da minha carreira", finalizou a atleta.
Representantes do Amazonas
Em 2024, a Gymnasiade reuniu estudantes-atletas de 71 países do mundo, nas disputas e 26 modalidades esportivas. A campanha brasileira na maior competição estudantil do mundo foi histórica, com 163 pódios, liderando o quadro de medalhas. Para esta edição, os representantes amazonenses que compõem a delegação brasileira são:
Portal SGC