Saúde

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis. Saiba motivo

Proibição, por meio de Resolução da Anvisa publicada nesta 5ª feira no Diário Oficial da União, vale para todos os suplementos alimentares


Imagem de Capa

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis. Saiba motivo

Reprodução

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nessa quarta-feira (2/3), a proibição da fabricação, venda, distribuição, veiculação de propaganda, bem como do uso e determinou o recolhimento de suplementos alimentares que tenham a planta ora-pro-nóbis na composição.

A Resolução nº 1.282/2025 foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (3/4). A justificativa da Anvisa é que a planta não está na lista de ingredientes autorizados para uso em suplementos alimentares.

Além disso, a agência apontou irregularidades na venda e na divulgação desses produtos, pelo fato de não seguirem as normas estabelecidas para alimentos. Empresas que descumprirem a determinação poderão sofrer sanções, que incluem pagamento de multa e a apreensão de produtos.

Saiba o que eles definem

  • Proibição da venda de alimentos que não estejam em acordo com as normas de composição, rotulagem e segurança.
  • Exigência de que todos os suplementos vendidos on-line tenham informações claras e sigam as regras previstas para o comércio eletrônico.
  • Proibição da venda de alimentos sem aprovação da Anvisa ou em desconformidade com as regras de fiscalização sanitária.
  • Alimentos específicos com uso permitido em suplementos alimentares; como a ora-pro-nóbis não está na lista, o uso não é autorizado.
  • E que todos os ingredientes usados em alimentos precisam ser aprovados pela fiscalização da Anvisa.

metrópoles

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde