Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO
Rondônia encerrou 2024 com um marco inédito para sua economia: o registro de 26.434 novas empresas, superando o recorde anterior, de 2021. Os dados da Junta Comercial de Rondônia (JUCER) apontam um crescimento de 4,1% em relação ao ano anterior, consolidando o estado como um dos mais atrativos para empreender na Região Norte.
O avanço foi impulsionado pelo sistema Empresa Fácil RO, que permite abertura digital de negócios com deferimento automático na maioria dos casos, eliminando análise manual e agilizando processos. Além disso, a JUCER já testa o uso de inteligência artificial (IA) para acelerar ainda mais os registros empresariais.
Redução de custos e desburocratização
Outro destaque foi a queda de 93% nos custos médios para abrir ou regularizar empresas. Mais de mil atividades econômicas de baixo risco foram dispensadas de licenciamento por órgãos como Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, facilitando o ambiente de negócios.
Com modernização e desburocratização, Rondônia reforça seu papel como polo de empreendedorismo, impulsionando não apenas a economia, mas também o desenvolvimento social. Os números confirmam a eficácia das políticas adotadas pelo estado.
Portal SGC