Rondônia

Governo de Rondônia moderniza e-mails institucionais de estudantes para ampliar integração educacional

A mudança visa reforçar a segurança e a privacidade das informações dos estudantes


Imagem de Capa

Fotos: Daiane Mendonça

PUBLICIDADE

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), anunciou uma importante mudança nos endereços de e-mail institucionais utilizados pelos alunos da rede pública estadual. A partir do dia 16 de julho, todos os estudantes passarão a utilizar um novo formato de e-mail, com o objetivo de proporcionar mais segurança, privacidade e integração às plataformas educacionais.

Segundo a Gerência de Segurança da Informação e Operações de Redes da Seduc, o novo padrão será formado pela matrícula do aluno seguida do domínio "@aluno.seduc.ro.gov.br". Atualmente, o e-mail institucional é composto apenas pelo número da matrícula seguido de "@seduc.ro.gov.br". A inclusão do termo "aluno" no novo domínio torna o endereço eletrônico mais específico, seguro e alinhado às diretrizes de proteção de dados e identidade digital.

A mudança visa reforçar a segurança e a privacidade das informações dos estudantes, além de facilitar a integração com plataformas educacionais amplamente utilizadas, como também garantir melhor acesso a conteúdos didáticos, aulas remotas e uma comunicação mais eficiente entre os alunos e as instituições de ensino.

O coordenador de Tecnologia da Seduc, Wanderlei Ferreira Leite, destacou a importância da atualização. Ele explicou que os estudantes que já possuem o e-mail institucional devem atualizar seus acessos nos aplicativos em que estejam cadastrados, enquanto os novos alunos poderão realizar o registro diretamente utilizando o novo padrão de endereço eletrônico.

Para assegurar uma transição tranquila e o acesso contínuo aos recursos educacionais, a Seduc orienta os alunos a procurarem a coordenação pedagógica ou a secretaria da escola para confirmar e ativar a nova conta institucional, além de atualizarem logins e senhas nas plataformas educacionais utilizadas.

A secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, reforçou o papel fundamental das escolas durante esse processo. Segundo ela, as instituições de ensino serão responsáveis por orientar e apoiar os estudantes e seus responsáveis, garantindo que todos compreendam as mudanças e saibam como utilizar corretamente suas novas contas. A secretária ainda ressaltou a importância do engajamento de toda a rede para que, dentro do prazo estabelecido, todos os alunos estejam devidamente cadastrados no novo sistema.

Portal SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia