Fotos: Arthur Amaral
A aula inaugural da turma de 2025 do Programa Educacional Policial Militar Mirim (Proepm) foi realizada em Ariquemes. O evento reuniu 108 jovens que iniciam uma formação voltada para a cidadania, ética e disciplina. Com carga horária de 480 horas, o curso ocorre no contraturno escolar e é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), com foco na educação e no desenvolvimento social de crianças e adolescentes.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Proepm é uma verdadeira escola de vida. "Os jovens aprendem sobre respeito, responsabilidade e civismo. Investir neles é investir em um futuro mais justo, seguro e humano para Rondônia", ressaltou.
Durante o evento, a secretária da Seas, Luana Rocha, destacou que investir nos jovens é garantir um futuro melhor para todo o estado. "Acreditamos que, com apoio, orientação e valores corretos, eles podem transformar a realidade de suas famílias, comunidades e do nosso estado. Essa formação é, na verdade, um projeto de vida", afirmou.
Atualmente, o programa beneficia cerca de 1.500 jovens em 16 municípios do estado, com um investimento superior a R$ 6,1 milhões por parte do governo estadual, incluindo bolsas mensais de R$ 200 e fardamento completo para os participantes.
O estudante Renan Kauã Maia, de 14 anos, um dos novos integrantes da turma de 2025, compartilhou sua expectativa: "Quero aprender tudo, me tornar uma pessoa melhor e fazer meus pais se orgulharem de mim. Sempre admirei a Polícia Militar e, agora, me sinto mais próximo desse sonho", declarou.
O coordenador de Atividades Sociais da PMRO, coronel Carlos Carvalho Estrela Júnior, destacou a evolução do programa e os impactos positivos alcançados ao longo dos anos. "A cada edição, conhecemos histórias que demonstram como essa formação influencia não apenas os alunos, mas também suas famílias e comunidades. Trata-se de um trabalho de base que constrói cidadãos comprometidos com o bem coletivo", enfatizou.
Com um currículo composto por 22 disciplinas, incluindo ética, oratória, primeiros socorros, educação financeira e legislação de trânsito, o projeto é ministrado por profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). A meta do governo estadual é expandir o programa, garantindo que mais jovens tenham acesso a uma formação de qualidade.
Portal SGC