Foto: Pedro Nascimento/Rede Amazônica
A cheia do rio Jaru atingiu um nível recorde, chegando a cobrir as margens da BR-364, no sentido de Ouro Preto do Oeste (RO). Famílias que residem próximas às margens tiveram suas casas invadidas pela água. Na quinta-feira (27), o nível do rio alcançou 10,60 metros, enquanto, no mesmo período de 2024, estava em 10,30 metros. De acordo com a Prefeitura de Jaru (RO), quatro famílias ficaram desalojadas e precisaram buscar abrigo na residência de parentes. Na rodovia RO-463, entre Jaru e Governador Jorge Teixeira, as águas do Rio Ubirajara, afluente do Rio Jaru, transbordaram sobre a ponte, impossibilitando a passagem de veículos de pequeno porte e motocicletas.
Ainda segundo a prefeitura, a Defesa Civil municipal está monitorando a situação em tempo real e orienta os moradores da Rua Beira Rio, nos setores 02 e 03, a redobrarem a atenção. Em casos de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Para a remoção de móveis e outros pertences, é necessário entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) pelo telefone (69) 99260-1547.
No vídeo em destaque, mostra a situação drásticas do distrito de Nazaré no baixo Madeira, onde a cheia trouxe transtornos aos moradores.
Portal SGC