Plantão de Polícia

Início da fase judicial: Investigados nas operações Audácia I e VIII são denunciados pelo MPRO

Membros do grupo foram presos preventivamente, e inclui lideranças de facção armada com atuação em Rondônia e ligação com outros estados.


Imagem de Capa

Preparativos para a operação Audácia I

MPRO

PUBLICIDADE

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia contra 63 pessoas investigadas nas Operações Audácia I e Audácia VIII. As operações foram deflagradas nos dias 7 de fevereiro de 2024 e 22 de dezembro de 2025,

As investigações apontam a atuação de uma facção criminosa armada ao menos desde 2023, com predominância em Rondônia e vínculos com outros estados da federação.

Segundo o MPRO, os 63 denunciados são acusados de integrar ou promover organização criminosa qualificada pelo uso de armas de fogo e pela participação de adolescentes. Entre eles, oito exerciam funções de liderança regional ou local dentro da facção, enquanto outros dois também respondem por tráfico de drogas.

Os investigados já se encontram presos preventivamente desde a deflagração da Operação Audácia VIII. Com o oferecimento da denúncia, o processo entra agora na fase de análise do recebimento pelo Judiciário. Caso seja aceita, os denunciados serão citados para apresentar defesa, seguindo para a fase de instrução processual e posterior julgamento.

Operações Audácia I e VIII

A operação Audácia I foi deflagrada em fevereiro de 2024, com o objetivo de cumprir 26 mandados de busca que permitiram a coleta de provas para fortalecimento das investigações do Ministério Público.

Já o objetivo principal da operação Audácia VIII foi o cumprimento de 68 mandados de prisão, e 78 de busca e apreensão nas residências dos investigados e presídios em Porto Velho, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Vilhena, Coari (AM), Maringá (PR) e Catanduvas (PR).


Portal SGC I Com informações do MPRO

Mais lidas de Plantão de Polícia veja mais
Últimas notícias de Plantão de Polícia veja mais