Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal (PF) divulgou que já chega a 98 o número de dragas destruídas em áreas de garimpo ilegal no Amazonas durante a Operação Boiúna, que está em andamento no Rio Madeira. O balanço foi atualizado na noite de terça-feira (16), após o segundo dia de incursões.
Segundo a PF, 71 dragas foram destruídas no primeiro dia da operação no Amazonas e 27 no segundo, totalizando 98 apenas no estado. Considerando as ações também realizadas em Rondônia, a operação já inutilizou 177 equipamentos usados no garimpo ilegal.
Vídeos gravados por um cinegrafista amador mostram parte da ação, que ocorre nos municípios de Humaitá e Manicoré (AM), além de localidades do Rio Madeira em Rondônia.
Os equipamentos destruídos eram utilizados em dragas flutuantes para a extração de minerais, principalmente ouro. A operação é realizada pela Polícia Federal com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e de outros órgãos, autorizada por decisão da Justiça Federal no Amazonas
Portal SGC