DIVULGAÇÃO - UEA
Estudantes do curso de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão realizando um mapeamento socioeconômico em comunidades indígenas de Manaus por meio do projeto "Mapeando Demandas Extensionistas e Fomentando a Economia Solidária em Comunidades Indígenas de Manaus-AM". A ação faz parte da disciplina Laboratório de Extensão e teve sua primeira etapa iniciada no último sábado (12/04), na Comunidade Indígena Yawarité Ipixuna, localizada no Distrito II.
Coordenado pela Profª. Dra. Girlian Silva de Sousa e pelo Prof. Me. Armando Clóvis Souza, o projeto tem como objetivo levantar informações que permitam a criação de ações voltadas à melhoria socioeconômica das comunidades Monte Horebe, Lua Verde e Yawarité Ipixuna.
Durante a visita, os estudantes, acompanhados pelos professores, coletaram dados para traçar o perfil socioeconômico dos moradores. Essa etapa é essencial para identificar as principais demandas locais e orientar futuras ações de extensão universitária.
"O projeto oportuniza aos comunitários o acesso a serviços e assessorias oferecidos pelos alunos, com foco na geração de renda, trabalho digno e melhoria da qualidade de vida. Ao mesmo tempo, contribui para o ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento sustentável no Amazonas", destacou o professor Armando Clóvis.
A iniciativa também conta com o apoio da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, que irá oferecer oficinas e cursos voltados à capacitação e profissionalização de artesãos locais. A proposta é fortalecer o comércio de produtos artesanais e a gestão de microempreendimentos baseados na economia solidária.
Karol Santos - Portal SGC