Arquivo/PMAM
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) registrou um expressivo aumento na apreensão de entorpecentes nos primeiros três meses de 2025. A corporação apreendeu 9 toneladas de drogas, o que representa um aumento de 52,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram retiradas de circulação 5,9 toneladas de substâncias ilícitas.
Os dados, que foram coletados pelas ocorrências especiais do Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom), indicam que os tipos mais apreendidos foram maconha do tipo skunk, cocaína e oxi. As apreensões ocorreram, principalmente, nos municípios de Manacapuru, Iranduba, Fonte Boa, Anori e Manaus. A atuação das unidades da PMAM tem sido decisiva no enfrentamento ao narcotráfico, com destaque para a Companhia de Operações Especiais (COE), os 3º e 5º Batalhões de Polícia Militar (BPM) de Tefé e Coari, e o 1° Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Anori.
O coronel Klinger Paiva, comandante-geral da PMAM, explicou que os resultados são frutos do trabalho das equipes, muitas vezes realizadas em ações integradas com a Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
"Essas operações representam um grande prejuízo ao crime organizado e garantem mais segurança à população", destacou Paiva.
Março se destaca como o mês de maior apreensão
O mês de março foi o de melhor desempenho da PMAM em 2025, com mais de 3,7 toneladas de drogas apreendidas. As operações ocorreram em Manaus e nos municípios de Careiro, Anori e Fonte Boa. Entre os destaques do mês, duas ocorrências em Manaus chamaram a atenção. No bairro Cidade Nova, a Rocam apreendeu 141 tabletes de maconha tipo skunk e 85 de oxi, enquanto a Força Tática, no bairro Compensa I, confiscou 400 quilos de maconha skunk.
Em Fonte Boa, no dia 24 de março, as equipes dos 3º e 5º BPM de Tefé e Coari apreenderam duas toneladas de entorpecentes, entre maconha skunk e cocaína, durante patrulhamento fluvial no Rio Solimões, em operação de combate ao narcotráfico. No dia 28 de março, outra ação integrada entre PMAM e PC-AM resultou na apreensão de cerca de uma tonelada de drogas em Anori, além da prisão de dois homens, de 49 e 19 anos.
Ações integradas e grandes apreensões no interior
A COE, unidade com maior número de apreensões entre janeiro e março, se destacou em diversas operações no interior do estado. Em 24 de janeiro, em parceria com a Polícia Federal, a COE confiscou aproximadamente 1,4 tonelada de entorpecentes no rio Solimões, além de três fuzis e mais de mil munições. Em fevereiro, outra operação conjunta com a PF resultou na apreensão de duas toneladas de maconha skunk em Iranduba, além de armamentos de grosso calibre e uma lancha equipada para o transporte de drogas.
Em março, uma operação integrada entre PMAM, PF, Forças Armadas e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) resultou na apreensão de 264 quilos de entorpecentes, incluindo 213 quilos de maconha skunk e 51 quilos de cocaína, na região de Careiro. A operação também confiscou armas de fogo e milhares de litros de combustível para aviação.
A Polícia Militar do Amazonas continua a intensificar suas operações, desarticulando redes de tráfico e colaborando com outras forças de segurança para garantir a ordem e a segurança no estado. O aumento nas apreensões reflete o empenho da corporação em combater o crime organizado e proteger a população amazonense.
Portal SGC