Foto: Marques Thomas / Reproduçãom Unsplash
Uma falha técnica na unidade de serviços em nuvem da Amazon, a Amazon Web Services (AWS), provocou um apagão massivo em empresas ao redor do mundo na manhã desta segunda-feira (20). O incidente causou sérios problemas de conectividade e interrupção no funcionamento de centenas de sites, aplicativos e serviços populares.
Segundo a AWS, mais de 500 empresas com serviços hospedados na nuvem da Amazon foram afetadas. O site Downdetector, que monitora interrupções, registrou problemas em plataformas de consumo e entretenimento da própria gigante americana, incluindo o site de compras da Amazon, o serviço de streaming Prime Video e a assistente virtual Alexa.
O impacto se estendeu a plataformas globais de grande alcance como redes sociais e aplicativos. O Snapchat foi um dos aplicativos mais atingidos. O Lyft, principal rival do Uber nos Estados Unidos, também ficou fora do ar para milhares de usuários.
Jogadores de todo o mundo foram impedidos de acessar títulos populares como Fortnite (da Epic Games), Roblox, Clash Royale e Clash of Clans. Além de serviços financeiros em Plataformas como Venmo (do Paypal) e Chime também enfrentaram problemas de interrupção.
Por volta das 6h (horário de Brasília), a AWS informou ter identificado uma potencial causa para a falha. A empresa confirmou que houve um "aumento nas taxas de erro e latência" para múltiplos serviços na região US-EAST-1, que abrange parte do Leste dos Estados Unidos.
A equipe técnica da Amazon declarou estar trabalhando ativamente para resolver o problema, mas a instabilidade continuava a afetar a operação digital de empresas em escala global.
D24am