Brasil

"Apagão não foi por falta de energia", diz ministro Alexandre Silveira

Segundo Silveira, a causa foi uma "falha elétrica" e 100% dos estados afetados já tiveram o fornecimento restabelecido


Imagem de Capa

Igo Estrela/Metrópoles

PUBLICIDADE

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, alegou, nesta terça-feira (14/10), que o apagão que afetou 13 estados e o Distrito Federal durante a madrugada não ocorreu por "falta de energia".

Segundo Silveira, a causa foi uma "falha elétrica", e, segundo ele, 100% dos estados afetados tiveram o fornecimento restabelecido. A declaração foi dada no programa Bom Dia, Ministro, transmitido pelo Canal Gov, da EBC.

"É importante que a população entenda o que acontece nesse momento: não é falta de energia, é um problema de infraestrutura que transmite a energia", explicou o ministro.

Ainda de acordo com o ministro, hoje "há muita energia" no país, e o sistema de transmissão foi reforçado, com 70 bilhões de linhas de transmissão.

Mais cedo, o ministério informou, em nota, que um incêndio em uma subestação no Paraná causou apagão em estados de todas as regiões e no Distrito Federal. O órgão afirmou que a subestação desconectou as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, "ocasionando contingência severa", mas que o fornecimento foi restabelecido de maneira controlada.

Veja os estados afetados, além do DF:

São Paulo

Rio de Janeiro

Pernambuco

Bahia

Amazonas

Minas Gerais

Santa Catarina

Goiás

Rio Grande do Norte

Maranhão

Paraíba

Sergipe

Rondônia


Metrópoles


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Brasil
Últimas notícias de Brasil