Caique Brilhante
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio do programa Justiça Rápida Itinerante, realizou nesta sexta-feira (5) o Casamento Comunitário 2025 em Ji-Paraná, oficializando gratuitamente a união de 60 casais. A cerimônia ocorreu no Ginásio Gerivaldo José de Souza - Gerivaldão, reunindo familiares, amigos e autoridades locais em um momento marcado por emoção e celebração.
As inscrições foram realizadas durante o mês de novembro, com triagens promovidas no Sesc Clementina e também via WhatsApp. Além das inscrições para o casamento, o Justiça Rápida disponibilizou diversos atendimentos à população, como retificação de certidões, ações de alimentos, divórcio e exoneração de pensão. As audiências ocorreram na Escola Marechal Rondon, encerrando todas as etapas do processo de forma rápida e acessível.
"É muito importante e relevante, porque facilita para a população, agiliza o processo e reduz os custos para conseguir essa conversão", destacou o juiz Oscar Francisco, coordenador do Justiça Rápida.
O Casamento Comunitário é realizado anualmente pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, em parceria com instituições e órgãos municipais, com o objetivo de garantir cidadania, dignidade e acesso facilitado à Justiça, especialmente para casais de baixa renda. A iniciativa também contempla atendimentos em comunidades indígenas e outros serviços essenciais à população.
O evento simbolizou um passo importante para os casais que puderam, enfim, formalizar sua união e receber suas certidões de casamento — documento fundamental para assegurar direitos e fortalecer vínculos familiares.
A ação reforça o compromisso do Poder Judiciário com a inclusão social e a promoção de políticas que facilitem o acesso aos serviços essenciais. Ao proporcionar a oficialização gratuita das uniões, o projeto Justiça Rápida Itinerante segue transformando vidas e aproximando a Justiça da comunidade.
Leandro Pereira/SGC