Assessoria
A cidade de São Paulo sediou um evento que vai além das fronteiras geográficas e culturais: o 11º Festival Internacional F.A.L.A.I., promovido no auditório Renoir, no Centro de Convenções Ninety. A ocasião marcou a entrega oficial do Prêmio Internacional A.C.I.MA. Itália, além de premiar os vencedores do 13º Concurso Literário Internacional LIBERTÀ & LIBERDADE.
Com curadoria da produtora cultural e diretora da A.C.I.MA. Itália, Sonia Miquelin, o festival consagrou autores e autoras de diferentes partes do mundo com destaque especial para escritoras de Rondônia, participantes da AJEB-RO (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - Seccional Rondônia).
As escritoras Antonia Alves Ferreira, Ava Silva, Eduarda Galvão, Flaviana Moreira Garcia, Izabel Cristina da Silva, Luciana Barbieri, Mileni Mota, Regina Crema, Rosângela Arend e Sebastiana Santana foram homenageadas por suas obras e pela contribuição à literatura amazônica. A atuação da AJEB-RO, sob a presidência da escritora Izabel Cristina da Silva, foi reconhecida como exemplo de organização e impacto cultural.
Para a presidente nacional da AJEB, Renata Dal-Bó, essa atuação é reflexo da importância de parcerias que ultrapassam fronteiras. "A AJEB-RO mostra como o intercâmbio cultural e literário pode alavancar a literatura brasileira no cenário internacional", destacou.
O projeto bilíngue LIBERTÀ & LIBERDADE, fruto da colaboração entre a AJEB-RO e a A.C.I.MA. Itália, contou com a participação de 15 autores rondonienses. Dentre eles, alguns nomes receberam destaque com premiações especiais:
• Prêmio Especial LIBERTÀ & LIBERDADE: Reginaldo Trindade, por sua obra que trata com sensibilidade e profundidade o tema da saúde mental e a depressão como desafio de saúde pública.
Categoria Verso:
• 1º lugar: Nucimelia Ribeiro
• 2º lugar: Joanora Neves
• 3º lugar: Larissa Camargo Pinho
A diretora da A.C.I.MA. Itália, Sonia Miquelin, que também atua como editora e escritora sob o pseudônimo Mariana Brasil, ressaltou a importância de "romper fronteiras culturais e literárias como forma de aproximar povos, encurtar distâncias e conectar mentes e culturas."
Já a presidente da AJEB-RO, Izabel Cristina, reforça que essa união entre instituições é um exemplo de como a literatura pode ser uma ponte entre realidades distintas. "Estamos levando a literatura da Amazônia para o mundo. E isso só é possível graças à cooperação, sensibilidade e visão de futuro", afirma.
O sucesso da parceria já tem novos rumos: em 2026, a AJEB-RO marcará presença no Salão Internacional do Livro de Turim, na Itália, no estande oficial da A.C.I.MA.
Sob o lema da A.C.I.MA. Itália "Conectar mentes, culturas e, sobretudo, corações" a literatura produzida em Rondônia ganha o reconhecimento que merece, atravessando oceanos e revelando ao mundo as vozes da floresta.
Assessoria AJEB-RO