Foto: Reprodução
O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Jaime Gazola, esteve a bordo do Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho, que será deslocado ao distrito de Nazaré, uma localidade afetada pela cheia do rio Madeira. De acordo com o secretário Jaime Gazola, as águas estão subindo rapidamente, e a unidade de saúde local não tem condições de prestar atendimento à população.
"Disponibilizar o Barco Saúde faz parte do plano de contingência, com o objetivo de dar continuidade ao atendimento em Nazaré e regiões adjacentes, garantindo que essas comunidades não fiquem desassistidas. Os equipamentos da unidade de saúde local serão transferidos para o barco, onde os profissionais prestarão todos os serviços até que a situação do rio se normalize", explicou Gazola.
Gazola acrescentou que "serão oferecidos serviços médicos, de enfermagem, vacinação, farmácia e outros, ou seja, os mesmos atendimentos que normalmente a unidade realiza rotineiramente. O Barco Saúde ficará atracado em Nazaré, mas, como outras comunidades também enfrentam situações semelhantes, embarcações menores farão o transporte até a unidade fluvial", garantiu o secretário. A medida faz parte do plano de contingência de desastres da Semusa e ocorre no contexto do Decreto de Estado de Alerta de Emergência. Além do Barco Saúde, outras ações de prevenção à saúde da população estão sendo implementadas em conjunto com outras secretarias e órgãos municipais, para minimizar os impactos da cheia e garantir o acesso aos serviços essenciais.
O Barco Saúde foi criado para atender às demandas de saúde dos distritos e vilas localizadas às margens do rio Madeira. Sua presença é fundamental para assegurar que as comunidades distantes tenham acesso a serviços médicos essenciais. A embarcação possibilita que os moradores das comunidades ribeirinhas recebam cuidados médicos, incluindo consultas e tratamentos especializados, que muitas vezes não seriam possíveis devido à distância e ao deslocamento.
Portal SGC