Rondônia

BR-364/RO: Leilão de concessão da primeira rodovia federal em Rondônia acontece no dia 27 de fevereiro

Com investimento previsto de R$ 10,2 bilhões, projeto promete melhorias em 721 km da rodovia, mas pedágios podem pesar no orçamento dos usuários.


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Foto: Reprodução

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O leilão para a concessão da BR-364/RO, primeira rodovia federal a ser transferida para a iniciativa privada no estado de Rondônia, está marcado para o dia 27 de fevereiro de 2025, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em outubro de 2024, o projeto prevê investimentos de R$ 10,226 bilhões ao longo de 30 anos, com foco na recuperação, manutenção e ampliação da infraestrutura rodoviária.

O projeto, chamado de "Rota Agro Norte", é considerado estratégico para o escoamento da produção agropecuária. O trecho concedido abrange 721,07 quilômetros, conectando o oeste do Mato Grosso aos estados de Rondônia e Acre, além de facilitar o transporte de mercadorias para os portos da região Norte. No entanto, a medida também levanta debates sobre o impacto dos pedágios no bolso dos usuários, especialmente caminhoneiros e produtores rurais.


De acordo com o edital disponível no site da ANTT desde 1º de novembro de 2024, o vencedor do leilão será aquele que oferecer o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio. Além disso, a empresa responsável terá de executar obras significativas, incluindo a duplicação de 107,57 quilômetros, a construção de 190,59 quilômetros de faixas adicionais e a implantação de 34,45 quilômetros de novos acessos. A expectativa é que essas intervenções gerem mais de 94,9 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda nas localidades impactadas.

A secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, destacou a importância do projeto para o agronegócio: "A BR-364/RO, conhecida como Rota Agro Norte, é vital para o desenvolvimento econômico da região. Esta será a décima segunda concessão rodoviária federal, reforçando nosso compromisso com a melhoria da infraestrutura logística do país."

Melhorias previstas

O contrato de concessão inclui a exploração da infraestrutura e a prestação de serviços como recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoração, implantação de melhorias e ampliação da capacidade da rodovia. Entre as obras previstas estão a construção de 17,79 km de vias marginais e a modernização de trechos críticos para garantir maior segurança e fluidez no tráfego.

Segundo o ministério dos transportes, a BR-364/RO é uma das principais vias de escoamento da produção agrícola do Norte do país, especialmente de grãos como a soja. A melhoria da infraestrutura deve facilitar o transporte de mercadorias, reduzindo custos logísticos e aumentando a competitividade da região. Além disso, a geração de quase 95 mil empregos diretos e indiretos que deve aquecer a economia local.

Preocupações com custos de pedágio

A concessão também traz desafios, como o custo dos pedágios para os usuários. Estima-se que um automóvel pague R$112,50 no trajeto completo, enquanto caminhões bitrem poderão desembolsar até R$2.000 em viagens de ida e volta. Esses valores podem impactar diretamente o valor do frete de produtos como a soja, com um aumento de quase 2% por saca transportada.

Sem transparência

O Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON) tem destacado a importância de garantir transparência no processo de concessão. Hélio Dias, presidente da entidade, reforça a necessidade de fiscalização para assegurar que as obras sejam entregues dentro dos prazos e com a qualidade prometida. "É essencial que os investimentos sejam aplicados conforme o previsto, com metas e prazos bem definidos", afirmou.

Natália Figueiredo - Diário da Amazônia

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