Foto: Felipe Ribeiro/ Sebrae
Com o objetivo de promover a inovação e melhorar a prestação de serviços à população, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para participar do programa CatalisaGov.
De acordo com o presidente da ADPVH, Leandro Dill, o programa representa um importante avanço na gestão pública municipal. "O Sebrae, por meio de um termo de parceria firmado em novembro e lançado em dezembro, disponibiliza à Prefeitura uma equipe técnica para treinar os servidores municipais na compreensão e execução de contratações inovadoras. Além disso, oferece mentoria, assessoria e orientação sobre os dispositivos legais que regulam esse tipo de contratação, que se diferencia dos processos tradicionais," explicou.
Dill destacou que a aquisição de soluções inovadoras exige uma abordagem distinta. "Muitas vezes, esses processos são tratados como compras comuns, como a aquisição de materiais, mas, na verdade, estamos falando de tecnologias e soluções que precisam ser desenvolvidas ou adaptadas às necessidades locais."
Lançamento e capacitação
O programa foi oficialmente lançado durante o IV Fórum de Inovação, realizado em Porto Velho, com a presença da equipe nacional do Sebrae. Além de qualificar os servidores municipais, o CatalisaGov oferece ferramentas específicas para contratações inovadoras, bem como consultoria direta à gestão municipal. Uma etapa essencial do programa envolve o levantamento de demandas do município e a análise das soluções disponíveis no mercado. "É necessário identificar os problemas enfrentados pela Prefeitura que ainda não possuem soluções disponíveis no mercado e, ao mesmo tempo, verificar quais tecnologias podem ser adaptadas ou desenvolvidas para atender a essas necessidades," destacou Dill.
Segundo ele, o diagnóstico é determinante para classificar se a contratação é de fato inovadora e capaz de transformar a vida dos cidadãos. "Inovação não se resume à digitalização. Ela deve desburocratizar e simplificar processos, utilizando métodos mais inteligentes e adequados à realidade atual."
Avanços para a gestão pública
Para Dill, o programa representa um marco para a gestão pública municipal. "O CatalisaGov traz um ganho significativo na qualidade dos serviços oferecidos e cria novas oportunidades para facilitar a vida do cidadão," afirmou.
Necessidade de inovação
A iniciativa surgiu em resposta a um diagnóstico preocupante: Porto Velho e Rondônia não possuem registros no ranking de contratações públicas de inovação do Brasil Lab, instituição federal que monitora práticas inovadoras na gestão pública. "Ser o único estado do país sem registros nesse ranking é alarmante, considerando que a inovação é um dos principais motores do desenvolvimento há mais de 70 anos," concluiu Dill.
Portal SGC