Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO
Porto Velho é o primeiro município de Rondônia a integrar o projeto Sentinela Ambiental, uma iniciativa que visa agilizar respostas a emergências ecológicas, como queimadas, desmatamento ilegal e outros crimes ambientais. Desenvolvido em parceria entre o Estado e o município, o sistema já emitiu mais de 3 mil alertas em 2024, utilizando tecnologia para unificar ações de combate a danos ao meio ambiente.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) formalizou a adesão ao sistema, que inclui um canal exclusivo para denúncias, chatbot para triagem, aplicativo de acompanhamento e painéis de dados em tempo real. O objetivo é centralizar informações e permitir respostas rápidas antes que os impactos ambientais se agravem.
Segundo Felipe Vital, da Secretaria de Segurança, o Sentinela Ambiental funciona como uma plataforma centralizada para otimizar a fiscalização. Já Vinícius Miguel, da SEMA, destacou a importância da ferramenta para maior profissionalização no monitoramento. Delner Freire, da SETIC, reforçou que o sistema traz informações precisas e integradas para melhorar a atuação em Porto Velho.
Com a adesão da prefeitura, a capital se torna pioneira no estado em utilizar a ferramenta, que promete aumentar a eficiência no combate a crimes ambientais por meio de tecnologia e cooperação institucional.
Portal SGC