Divulgação
Na última segunda-feira, 24, o Exército Brasileiro, em conjunto com a Polícia Federal e forças de segurança dos estados do Acre e Rondônia, desencadeou a Operação Curaretinga II. A ação resultou na apreensão de 4 veículos, 1 escavadeira, 7.000 litros de combustível, mais de 70 quilos de drogas, 15 toneladas de minério e 205 m³ de madeira ilegal, totalizando R$ 9.860.265,00.
A operação abrangeu os rios Môa, Juruá, Azul e Breu e contou com a participação da Marinha do Brasil, BPA, Ibama, Funai, ICMBio, Bpfron, Sefaz, Grupo Especial de Fronteira Acre (Gefron), além das polícias Civil e Militar do Acre e de Rondônia.
Na área sob responsabilidade do Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva, foram realizados patrulhamentos em colaboração com o Gefron e o Grupamento de Operações Especiais da Companhia de Policiamento Especializado do 6º BPM.
O Exército Brasileiro destacou que a 17ª Brigada de Infantaria de Selva está comprometida em realizar ações preventivas e repressivas para combater crimes transnacionais e ambientais na região. A operação segue em andamento.
Atendimentos sociais
Desde o início da operação, a brigada realizou 4 ações cívico-sociais em comunidades indígenas do Acre e Rondônia. Foram feitos 318 atendimentos médicos e odontológicos, assistência jurídica e a distribuição de 8.400 litros de água potável.
Em parceria com a Câmara Municipal e a Prefeitura de Mâncio Lima, na comunidade São Salvador às margens do rio Môa, foram realizados cerca de 123 atendimentos médicos e 55 odontológicos, reforçando o compromisso do batalhão com o bem-estar das populações ribeirinhas.
Portal SGC