Divulgação
Um submarino semi-submersível carregado com cerca de 6,5 toneladas de cocaína foi interceptado pelas autoridades portuguesas e espanholas no Oceano Atlântico, a aproximadamente 926 km ao sul de Açores. A bordo da embarcação estavam tripulantes de várias nacionalidades, incluindo três brasileiros, um colombiano e um espanhol.
Na terça-feira (25), a Polícia Judiciária de Portugal informou que a droga tinha como destino a Península Ibérica. As imagens divulgadas pelas autoridades mostram o momento da apreensão e o interior do submarino.
Em coletiva de imprensa, o diretor nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, explicou que esse tipo de embarcação semi-submersível se aproxima da costa apenas o suficiente para ser abordado por lanchas, que realizam o transporte da carga ilícita para o continente.
A operação foi elaborada após um alerta do Centro de Análise e Operações Marítimas (Narcóticos), órgão que reúne oito países da União Europeia e o Reino Unido com o objetivo de combater o tráfico de drogas nos mares.
A apreensão representa cerca de um quarto de toda a cocaína confiscada em Portugal ao longo de 2024, cujo total chegou a 23 toneladas.
O dia