Diário da Amazônia

O DIA NA HISTÓRIA

4.4.25


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

RONDÔNIA

 - Circula o jornal The Porto Velho Marconigram, todo em língua inglesa, impresso na gráfica da ferrovia Madeira-Mamoré.

1946 - 1) O ex-governador Aluízio Ferreira retorna ao serviço ativo do EB, no posto de tenente-coronel. 2) Colocada a pedra fundamental do Aeroporto do Caiari.

1954 - A seleção do Guaporé, dirigida pelo ex-técnico da seleção paraense "Dudu", se prepara para o jogo com o Vasco da Gama (RJ) em Porto Velho.

1981 - Alegando pressões de "pessoas influentes", a polícia suspende a fiscalização e apreensão de motos em Porto Velho, cujos condutores infernizam a cidade.

1985 - Para o engenheiro florestal Edson Mugrabe, até o ano 2 mil toda as florestas de Rondônia terão desaparecido, mesma linha do governador Jorge Teixeira.

1990 - O Estado não paga o funcionalismo devido à interferência dos senadores Odacir Soares e Olavo Pires. A denúncia é do governador Jerônimo Santana.

HOJE É

Dia internacional de sensibilização sobre minas e assistência à desminagem. Dia Nacional do Parkinsoniano. Dia Mundial do Rato.

Católicos celebram São Benedito (o "Santo Mouro"), Santo Isidoro,  

BRASIL

1900 - Nasce João Ribeiro de Barros (+ (m. 1947), que em 1927 foi o 1º piloto brasileiro a atravessar o Atlântico. 1946 - Fundação da escola de samba Unidos de Vila Isabel (RJ). 1968 - Morre Assis Chateaubriand (n. 1891), implantador da televisão no Brasil.

MUNDO

1949 - Criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). 1968 - Assassinado Martin Luther King, o principal líder dos direitos humanos nos EUA.  

A PORTARIA 195 (IV)

Coube ao governador Marques Henriques, em sua primeira passagem pelo Palácio "Presidente Vargas" (1969/72), executar a portaria 195/70, que extinguia a garimpagem manual de cassiterita.

Foi um dos períodos mais tensos de qualquer dos demais ocupantes da função, tanto pela possibilidade de uma reação dos que teriam de os a serem retirados e encaminhados para outros locais do país como a falta de meios para atender aos que pretendessem ficar.

Por outro lado, havia as tensões geradas pela situação política adversa, comandada pelo deputado federal Jerônimo Santana, seus seguidores do MDB e até de membros da própria Arena, atingidos em seus interesses comerciais. 

Mais de 10 anos depois ainda ouvi de pais cujas filhas eram adolescentes à época daquela crise, que tiveram de tomar cuidado com elas, temendo uma invasão dos garimpeiros. 

O governador chegou a proibir seu filho, de 10 anos, de sair de casa, segundo o historiador Anísio Goraieb, cuja família era vizinha do governador.

Lúcio Albuquerque

Mais lidas de Diário da Amazônia
Últimas notícias de Diário da Amazônia