Brasil

Trump diz que divulgará tarifa para o Brasil na quarta ou quinta

Presidente já anunciou uma série de taxas contra parceiros comerciais nas últimas horas e sinalizou que novas medidas devem ser divulgadas


Imagem de Capa

Trump diz que divulgará tarifa para o Brasil na quarta ou quinta

Kevin Lamarque/Reuters

PUBLICIDADE

O presidente dos Estados Unidos afirmou nesta quarta-feira (9) que novas tarifas ao Brasil devem ser divulgados em breve.

"O Brasil, por exemplo, não tem sido bom para nós, nada bom", disse Trump a repórteres em um evento com líderes da África Ocidental na Casa Branca. "Vamos divulgar um dado sobre o Brasil, acredito, no final desta tarde ou amanhã de manhã".

O presidente já anunciou uma série de taxas contra parceiros comerciais nas últimas horas e sinalizou que novas medidas devem ser divulgadas ao longo do dia.

As tarifas anunciadas nesta quarta incluem alíquotas de até 30%, incluindo Argélia, Brunei, Iraque, Líbia, Moldávia e Filipinas.

Os EUA e vários parceiros comerciais vêm negociando novos acordos comerciais desde que Trump anunciou as chamadas tarifas "recíprocas" em abril. No entanto, poucos acordos se concretizaram.

Durante uma reunião de gabinete na terça-feira (8), Trump disse que "uma carta significa um acordo". Mas não parece ser assim que alguns países estão interpretando as cartas.

Ainda na terça-feria, Trump reiterou que os países visados por suas chamadas tarifas "recíprocas" começarão a pagar em 1º de agosto e que não haverá prorrogações.

Nas cartas, Trump escreveu que se opõe particularmente aos déficits comerciais que os Estados Unidos têm com outras nações, o que significa que os EUA compram mais produtos de lá em comparação com a quantidade que as empresas americanas exportam para esses países.

Trump também disse que as tarifas seriam definidas em resposta a outras políticas que ele considera estarem impedindo a venda de produtos americanos no exterior.

cnnbrasil

Mais lidas de Brasil
Últimas notícias de Brasil