Divulgação
A Polícia Legislativa do Congresso lançou bombas de gás em um grupo de indígenas nesta quinta-feira, 10, durante uma manifestação em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Eles integram o Acampamento Terra Livre.
Nesta tarde, algumas lideranças indígenas participaram de um seminário na Câmara dos Deputados sobre a aprovação da Lei do Marco Temporal.
O acordo visa estabelecer que os indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam ou disputavam a partir de 5 de outubro de 1988, o que é criticado por lideranças de diversas etnias.
Além de bombas de efeito moral, eles também foram atingidos com gás lacrimogêneo. De acordo com o SBT, alguns manifestantes precisaram de atendimento médico e foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O grupo iniciou a marcha saindo do Acampamento Terra Livre por volta das 17h desta quinta-feira, no entanto, eles já se encontram em Brasília desde o último fim de semana.
Carregando faixas com frases em referência ao meio ambiente, como "COP3 na Amazônia, a resposta somos nós", quase 8 mil indígenas compareceram à manifestação na capital federal.
Terra